Debates e estudos de temas relacionados a Direito e Processo do Trabalho. Pesquisas e críticas acadêmicas. Democratização do ensino. Referencial teórico e jurisprudencial. Finalidade pedagógica e vocacional. Promoção da cidadania, dos direitos humanos fundamentais e de iniciativas de acesso à justiça.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Estudo esquematizado

Estudo esquematizado


Até parece, mas não se trata de alguém estudando por meio de nossos Editais Esquematizados. Essa é uma foto de uma postagem de um aluno do Curso de Direito da Alemanha, mais precisamente da cidade de Munique (@lawandstufflikethat).

Se notar bem, a maneira de estudar não difere da maioria dos estudantes de direito e concurseiros aqui no Brasil.

Claramente há a utilização de esquemas para a memorização do conteúdo jurídico, bem como a leitura atenta da legislação seca.

Propaga-se uma ideia ilusória de que o estudo jurídico de países estrangeiros é mais denso e diferenciado do que aquele lecionado no Brasil. E que os manuais "esquematizados" precarizaram o ensino jurídico nacional.

Será? Ou a utilização de um estudo mais sistematizado e acessível aos alunos é uma tendência mundial? O ensino jurídico estrangeiro é realmente melhor do que os cursos jurídicos no Brasil?

Logicamente que o ensino superior aqui tem que melhorar bastante, sobretudo no que diz respeito à valorização do professor. Porém, não se deixe influenciar por uma cultura acadêmica (Gourmet) que menospreza a sua forma de aprendizado. O mais importante é estudar e sedimentar o conteúdo jurídico da maneira mais adequada ao seu perfil.

Apenas reflexões!

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...