Debates e estudos de temas relacionados a Direito e Processo do Trabalho. Pesquisas e críticas acadêmicas. Democratização do ensino. Referencial teórico e jurisprudencial. Finalidade pedagógica e vocacional. Promoção da cidadania, dos direitos humanos fundamentais e de iniciativas de acesso à justiça.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Utilizando frases conhecidas e ditos populares

Utilizando frases conhecidas e ditos populares


Algo que sempre me incomodou foi o uso de frases prontas e repetidas por inúmeras pessoas. Entretanto, com o passar do tempo, diante do término da impetuosidade de minha juventude, fui percebendo a sabedoria nos ditos populares e nas frases prontas. A experiência do concurso público atualmente é uma grande lição de humildade e com base em alguns jargões e ditos populares ouvidos em programas de rádio, pára-choques de caminhão e livros de auto-ajuda fui me animando e percebendo a sabedoria e profundidade de frases do tipo “saúde e paz que o resto a gente corre atrás”. Sem preocupação com a concordância ou gramática.

Estamos em um momento complicado, com pouca esperança tanto na área privada como na área pública. O corte orçamentário assustou muita gente. Mas aí já cabe o antigo ensinamento de “que é na crise que nascem as oportunidades”. Bem como aquele que diz “a sorte é um cavalo selado que passa em sua frente e você deve estar preparado para apanhá-lo”. E por fim uma frase atribuída a Elmer G. Letterman que complementa esta afirmação que “sorte é quando a preparação encontra a oportunidade”.

Tenho percebido que esta situação de incerteza é complexa para nós brasileiros, creio que somos inteligentes demais e pensamos demais. Os americanos possuem a famosa frase “Just do it”, que expressa uma atitude necessária para este momento, principalmente para os que estudam para Magistratura do Trabalho. Apenas faça, organize-se, termine de ler aquele livro de Direito do Trabalho que começou. Gabarite as provas objetivas que já ocorreram. Tenho notado um aumento no interesse na argumentação jurídica com técnica e habilidade para expor idéias próprias sem apenas citar doutrinadores de renome, aproveite para se aprofundar nisso também.

Além destes “ditos populares”, a inspiração religiosa também me auxiliou bastante e encontrei na bíblia lições importantes. Uma coisa que notei é que DEUS parece gostar de surpreender o homem e em geral as melhores coisas de nossa vida acontecem quando menos se espera, e aquilo que é certo e aguardado, em geral é decepcionante. Assim, o segredo é não pular do barco, pode ser que a terra firme esteja chegando e você não conseguiu ver por causa da tempestade no mar.

Em 11 de Eclesiastes tem um trecho interessante que diz que “quem observa o vento nunca semeará e quem olha o tempo nunca segará”. De forma semelhante à frase americana citada (“Just do it”), o segredo é manter o equilíbrio, sem euforia ou tristeza e manter o ritmo, sem olhar para corte orçamentário ou existência de concurso único para todos os Tribunais Regionais do Trabalho.

Em suma, vou repetir o que já escrevi em um texto, não pense muito, se alguma frase simples te motiva, use-a, escreva-a, pratique-a e não conte a ninguém. Apenas plante, apenas faça, apenas confie. Confesso que tudo o que escrevi não me ajudou somente nos concursos públicos, mas sim, em toda a minha vida e dissertar a respeito disso me faz novamente repensar minhas atitudes e o modo de enxergar a vida, assim como acontece com você neste momento.


Avante amigos. Desejo paz e prosperidade em suas vidas.

Esta postagem é de autoria do colaborador Dr. Glauco Bresciani Silva (Juiz do Trabalho do TRT da 2ª Região, professor de Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e argumentação jurídica).

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...