Debates e estudos de temas relacionados a Direito e Processo do Trabalho. Pesquisas e críticas acadêmicas. Democratização do ensino. Referencial teórico e jurisprudencial. Finalidade pedagógica e vocacional. Promoção da cidadania, dos direitos humanos fundamentais e de iniciativas de acesso à justiça.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Pequenas lembranças


Pequenas lembranças

Certa vez, em um dia corriqueiro no CEJUSC, fui chamado para esclarecer uma dúvida em uma das mesas de conciliação.

Ao atender o chamado de um dos conciliadores, inteirei-me do ocorrido e pude contribuir para a entabulação de um acordo e solucionar uma questão relativa ao recolhimento previdenciário de uma trabalhadora doméstica.

Neste momento, um senhor, na casa dos sessenta anos, veio ao meu encontro e disse:

- Eu me recordo do senhor! Tenho lembranças suas de uma audiência realizada na cidade de São Miguel, na qual eu era o reclamado!

Fiquei surpreso, apesar de num primeiro momento não me recordar da audiência, e respondi amigavelmente:

- É uma lembrança boa ou ruim?

Ele, na sua vasta experiência de vida, abriu um singelo sorriso, e respondeu um pouco extasiado:

- Com certeza uma lembrança boa!

Devolvi o sorriso e o provoquei amistosamente:

- Lembrança boa para empregador é improcedência, não é? (Risos)

O senhor se aproximou de mim, colocou uma de suas mãos no meu ombro esquerdo, apontando com a outra para um aparelho auditivo que se encontrava em um de seus ouvidos, me confidenciou:

- É que o senhor, naquele dia, entendeu que eu tinha um problema de surdez e teve paciência em me escutar e compreender que eu falava em um tom mais alto do que o normal, sem ficar constrangido ou desrespeitado com aquela situação. Fui muito bem tratado e aquilo me acalmou bastante!

- Nossa! Realmente fico muito feliz por saber disso e pelo fato de o senhor ter uma boa imagem da Justiça do Trabalho! Mas fiz apenas minha obrigação como juiz e cidadão!

Após algumas palavras, nos despedimos cordialmente com um sentimento de respeito mútuo.

Naquele momento, eu pude novamente perceber que pequenos atos de gentileza em situações tensas, como aquelas ocorridas nas audiências, reverberam nosso esforço diário e a credibilidade do judiciário!

São pequenas lembranças de uma vida dedicada ao trabalho!

Ganhei o dia!

Wagson Filho.


1 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...