Debates e estudos de temas relacionados a Direito e Processo do Trabalho. Pesquisas e críticas acadêmicas. Democratização do ensino. Referencial teórico e jurisprudencial. Finalidade pedagógica e vocacional. Promoção da cidadania, dos direitos humanos fundamentais e de iniciativas de acesso à justiça.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Empregos verdes

Empregos verdes


 Tal epíteto vem sendo utilizado atualmente para nominar aquelas relações empregatícias formais desenvolvidas em atividades econômicas que cooperam para a redução de emissões de carbono, visando a redução dos impactos ambientais e a proteção da biodiversidade, de modo a evitar formas de desperdício e poluição. Trata-se, em miúdos, de vertente do trabalho decente em direção à sustentabilidade.

 A OIT preconiza que empregos verdes são aqueles que diminuem o impacto ambiental para níveis sustentáveis, isto é, são postos de trabalho decentes ou dignos, formalizados de acordo com as normas trabalhistas e sociais vigentes, que têm por escopo a melhoraria da qualidade de vida humana e ambiental.

 Tais empregos possuem estreita relação com determinadas atividades econômicas, como, por exemplo, a agricultura, o fornecimento de energia sustentável, os meios de transportes limpos e a reciclagem. É uma espécie de mudança de paradigma para uma economia ambientalmente sustentável com a adoção de novos padrões de consumo e produção.

 Segue definição exposta em relatório da OIT:
Empregos verdes são aqueles que reduzem o impacto ambiental de empresas e de setores econômicos para níveis que, em última análise, sejam sustentáveis. O relatório define 'empregos verdes' como trabalhos nas áreas agrícola, industrial, dos serviços e da administração que contribuem para a preservação ou restauração da qualidade ambiental.
Empregos verdes podem ser encontrados em uma ampla gama de setores da economia, tais como os de fornecimento de energia, reciclagem, agrícola, construção civil e transportes. Eles ajudam a reduzir o consumo de energia, matérias-primas e água por meio de estratégias altamente eficazes que descarbonizam a economia e reduzem as emissões de gases de efeito estufa, minimizando ou evitando completamente todas as formas de resíduos e poluição, protegendo e restaurando os ecossistemas e a biodiversidade.
Os empregos verdes desempenham um papel crucial no sentido de reduzir os impactos ambientais da atividade econômica. Essa redução é gradual e diversos empregos contribuem para esse fim em diferentes níveis. Trabalhadores que fabricam carros híbridos ou mais eficientes no consumo de combustível, por exemplo, contribuem menos para a redução de emissões geradas por meios de transporte do que aqueles que trabalham em sistemas públicos de transportes. Além disso, a definição de 'eficiente no consumo de combustível' será diferente daqui a uma década. Portanto, a noção de emprego verde não é absoluta, já que envolve muitas ‘tonalidades’ de verde e o conceito evoluirá ao longo do tempo.”
 

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...