Debates e estudos de temas relacionados a Direito e Processo do Trabalho. Pesquisas e críticas acadêmicas. Democratização do ensino. Referencial teórico e jurisprudencial. Finalidade pedagógica e vocacional. Promoção da cidadania, dos direitos humanos fundamentais e de iniciativas de acesso à justiça.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

Psicopata corporativo

Psicopata corporativo

A palavra psicopata tem origem do grego: psyche = mente; pathos = doença. Inúmeras teorias e linhas de estudo buscam conceituar a personalidade psicopática, tanto no espectro patológico quanto na influência advinda do meio. Segundo estimativas, cerca de 1% da população mundial sofre deste mal. No mercado de trabalho, aproximadamente 10% da população adulta apresenta traços de psicopatia (Facilidade de envolver as pessoas, controle emocional, hábito de mentir, narcisismo, pouca empatia, lealdade duvidosa e noção de responsabilidade alterada).

O psicopata corporativo é uma figura que pode ser encontrada na liderança de empresas, conspurcando aquilo que se entende por meio ambiente do trabalho sadio e equilibrado (art. 200, III, da CF/88). Não há comprometimento ético por parte deste agressor, que utiliza de seu carisma para intimidar e constranger vítimas escolhidas no trabalho, tudo em prol de fetiche pessoal e maior demonstração de poder.

A violência tende a ser a tônica de seu comportamento dissimulado. Geralmente, nota-se um conjunto deliberado de ações para minar as condições de trabalho de determinados empregados, como instrumento de imposição de vontades não institucionais, em total falta de arrependimento e empatia com colegas. Em outras palavras, trata-se de assediador moral nato ou “serial killer contemporâneo”.

A grande dificuldade centra-se exatamente no diagnóstico deste psicopata, diferenciando-o de pessoas com outros comportamentos indesejados no ambiente de trabalho, já que este agressor é contumaz em seu desiderato, externando, de forma frequente e ardilosa, enredos de perseguição e de vitimização. Porém, a prática de mobbing (assédio moral) passa a ser percebida somente após a contratação do infrator, o que impõe uma avaliação mais criteriosa na admissão do capital humano apto a integrar o empreendimento:

Percebe-se que a melhor forma de conter a atuação desses indivíduos dentro das organizações é não permitir que façam parte da empresa, o ideal seria identificá-los através de profissionais qualificados, logo na entrevista. Outro aspecto que pode minimizar seus efeitos é manter uma cultura organizacional forte, pautada na ética, onde os funcionários realmente a vivenciem no dia a dia”. (TURRIONI, João Batista; SILVA, Patricia Gomes da, 2016.)

Logicamente que quando a empresa é sabidamente conivente com este tipo de situação, ou, numa prática mais odiosa, contrata indevidamente um sujeito (cost killer) com o propósito de instaurar uma verdadeira gestão por estresse, com redução de custos, deve ser responsabilizada pelos danos extrapatrimoniais ocasionados, inclusive com a possibilidade de determinação judicial para que o assediador seja afastado da empresa (dispensa por justa causa), desde que respeitados o contraditório e a ampla defesa.

Enfim, o comportamento de um psicopata corporativo, apesar de, num primeiro momento, corresponder aos objetivos financeiros da empresa, é um fator de extrema insegurança dentro do local de serviço (poluição trabalhista), já que os índices de absenteísmo e depressão da equipe de trabalho tendem a aumentar devido às práticas assediadoras. O risco da atividade econômica corre às expensas do polo patronal (art. 2º, “caput”, da CLT), de modo que este detém plena responsabilidade na consecução de medidas preventivas para o oferecimento de um meio ambiente salutar.

____________________

OLIVEIRA, Fernanda Gomes de. A criminalização do psicopata corporativo. Anais do Conic-Semesp/Volume 7, 2019 - Anhembi Morumbi. ISSN 2357-8904.

SINA, Amalia. Psicopata corporativo: Identifique-o e lide com ele. São Paulo: Évora, 2017.

TURRIONI, João Batista; SILVA, Patricia Gomes da. Psicopatas corporativos: Eles existem e deterioram o clima organizacional. Research, Society and Development, v. 1, n. 1, p. 20-42, jan-jul, 2016. 

1 comentários:

  1. Existe uma dificuldade quase intransponível na produção da prova da existência e dos males causados por esse sujeito, especialmente nos casos de conivência do empregador. Dificuldades da hipossuficiencia do empregado.... Excelente artigo Prof. Parabéns pela exposição.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...