Debates e estudos de temas relacionados a Direito e Processo do Trabalho. Pesquisas e críticas acadêmicas. Democratização do ensino. Referencial teórico e jurisprudencial. Finalidade pedagógica e vocacional. Promoção da cidadania, dos direitos humanos fundamentais e de iniciativas de acesso à justiça.

quarta-feira, 7 de agosto de 2019

Qualidade de vida no trabalho: Yoga laboral na prevenção de doenças ocupacionais


Qualidade de vida no trabalho: Yoga laboral na prevenção de doenças ocupacionais

É com muita satisfação que este blog jurídico compartilha um interessante artigo científico, de autoria de Naiara Carneiro Lazzarini da Silveira, a respeito de temática pujante em matéria de meio ambiente do trabalho, qual seja, a chamada “Yoga Laboral”. A escritora é servidora pública do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região, Pós-Graduada em Direito do Trabalho e em Justiça Administrativa e Fiscal, exercendo atualmente a função de assistente do Juiz do Trabalho Substituto Wagson Lindolfo José Filho.

Este artigo tem como propósito refletir acerca das possíveis contribuições do yoga como ferramenta estratégica de promoção da qualidade de vida no ambiente de trabalho diante da incidência significativa de doenças ocupacionais. Propõe-se analisar as normas existentes no ordenamento jurídico que auxiliam os sujeitos envolvidos na relação trabalhista a desenvolverem o autocuidado e a criarem ambientes confortáveis e produtivos, visando o ambiente laboral sadio e saudável.

Para tanto, buscou-se suporte em pesquisas publicadas pelo Ministério da Saúde, no Anuário da Saúde do Trabalho, realizada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE). Assim, pretende-se produzir novos conhecimentos sobre a relação entre o trabalho e o processo de adoecimento e, a partir deste estudo, com base de legislações nacionais e internacionais, demonstrar que o yoga laboral pode atuar na prevenção de acidentes e de doenças relacionadas ao trabalho. Nesta perspectiva, percebe-se a necessidade de orientação em relação às políticas públicas que contribuem para o contínuo avanço na melhoria das condições de saúde dos envolvidos na relação laboral.

Tenham uma ótima leitura.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...