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segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Diamante ético

Diamante ético


 Pela teoria crítica do professor espanhol Joaquin Herrera Flores, os direitos humanos compõem uma racionalidade de resistência, na medida em que se traduzem em lutas pela afirmação da dignidade humana. Tais direitos têm por escopo a implementação de melhores condições de vida, isto é, são analisados a partir de uma perspectiva de acesso aos bens materiais e não apenas na capacidade de gerar outros direitos.

 Diante deste quadro, surge a ideia do chamado "diamante ético". Trata-se de uma representação pedagógica que busca uma definição científica dos elementos componentes dos Direitos Humanos. Nas palavras do próprio autor, tal estrutura se apresenta como uma multidimensionalidade entrecruzada e intercomunicante.

 O diamante ético, pensado pelo filósofo, é composto basicamente por três camadas ou capas. Na primeira, encontram-se as "categorias genéricas": teorias, instituições, forças produtivas e relações sociais de produção. Na segunda camada, encontram-se as "categorias impuras": posição, disposição, narrações e historicidade. E, por fim, na terceira camada (núcleo mais profundo), estão as categorias que efetivamente delimitam os Direitos Humanos: espaço, valores, desenvolvimento e práticas sociais. O exame segue dois eixos (conceitual e material), que se entrecruzam nas várias camadas do diamante, em permanente relação de interdependência.

 Defende-se, dessa forma, o resgate de uma principiologia emancipatória de Direitos Humanos. Assim, a alegoria pedagógica aqui referida se preocupa sobremaneira com as práticas sociais que se relacionam com as políticas de reconhecimento dos direitos e com as ações comprometidas com a emancipação social.


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