Debates e estudo de temas relacionados a Direito e Processo do Trabalho. Livros, e-books e materiais jurídicos. Pesquisas e críticas acadêmicas. Democratização do ensino. Concursos públicos. Finalidade altruística e vocacional.

quarta-feira, 14 de outubro de 2020

Live com a coordenadora do perfil do Instagram @trabalhistasim

Live com a coordenadora do perfil do Instagram @trabalhistasim

É com muita alegria, em atenção ao convite feito pela Ilustre Áthila, que disponibilizo aqui uma live (realizada no dia 13/10/2020) sobre concursos e a carreira da magistratura do trabalho.

Foi ressaltada a paixão por fazer audiências, sentenças e pacificar o conflito social. Conversamos sobre o manifestar da vocação quando amamos aquilo que fazemos, enxergamos sentido/propósito e conseguimos, efetivamente, ser um instrumento de transformação social.

O estudo para concursos é diferente do estudo acadêmico, pois exige maior esquematização, memorização, realização de exercícios e revisões. Alertou-se para que os alunos não cometam o erro de negligenciar este estudo estratégico.

Sobre o retorno dos regionais, falou-se sobre os ganhos obtidos com o Unificado e que devem permanecer: maior objetividade nas correções das dissertativas com os espelhos de correção e aproximação com os temas do MPT. Foi ressaltada a importância de prestar as provas que surgirem, atentando-se às peculiaridades regionais nas dissertativas e orais. Ex: concursos da região Norte tendem a ter um viés mais doutrinário/acadêmico, enquanto outros regionais tendem a ter um perfil de "provas de velocidade".

Debateu-se a respeito do chamado estudo ativo, a importância de construirmos um bom material de revisão, recheado de mnemônicos e autotextos. Foi noticiado que em dezembro de 2020 sairá a versão atualizada do edital esquematizado, englobando o direito do trabalho de emergência. Por fim, conversamos sobre a importância de nos autoavaliarmos, percebendo e mantendo o que está dando certo no nosso método, bem como melhorando e corrigindo o que pode ser aperfeiçoado até a aprovação.

Se há vocação, desistir não pode ser opção! Vamos juntos até a aprovação!

Vocacionem-se!


Parte 1:


Parte 2:

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...